O ato de leitura é, de fato, algo bastante agradável. É o seu momento de lazer, mas pode também ser um momento de estudo. Em resumo, é um período que você dedica a fazer algo por si mesmo. Vamos ver como tornar o seu momento de leitura ainda mais especial.
Para planejar sua leitura, você pode começar escolhendo o momento ideal no seu dia. Se isso não for possível, é bom ter à mão o que for necessário para aproveitar quando a oportunidade surgir.
Agora, para tornar o planejamento de leitura mais leve, aqui estão algumas dicas:
Primeiramente, escolha suas leituras com antecedência; sugerimos até escolher mais de uma, três é o número ideal, para você poder escolher entre as opções qual está com mais vontade de ler. Em seguida, separe um marcador de página, que pode combinar ou não com o livro. Além disso, se você tiver um planner literário, é válido anotar o que pretende ler, para ajudar a te manter com motivação e não acabar perdendo o seu momento de leitura.
Planejamento concluído, é hora de ler!
Idealmente, o local da sua leitura deve ser confortável e silencioso. Se o ambiente for barulhento, você pode criar uma playlist para ouvir durante sua leitura, isso ajuda muito a abafar os sons externos.
Confira as dicas a seguir sobre como deixar o ambiente confortável para o seu momento de leitura:
Em épocas de temperaturas mais frescas, é aconselhável deixar uma manta à vista. Se possível, acenda uma vela, incenso ou difusor de aromas. Tenha comidinhas e guloseimas ao alcance para beliscar e para acompanhar, não pode faltar um bom cafezinho, um chá ou uma bebida de sua preferência. Caso você seja do time do reading journal (caderno de leituras), mantenha itens de papelaria por perto para anotar suas reações e observações durante a leitura.
Quanto às comidinhas e guloseimas, você pode até criar uma atmosfera de piquenique ou uma espécie de mesa de frios, mas com snacks.
Agora é só colocar em prática. Aqui, todas essas sugestões são flexíveis. Você pode pular etapas ou adaptá-las ao que for melhor para você. No entanto, lembre-se de não se pressionar a seguir um ritual se isso atrapalhar o foco no mais importante, que é a leitura.
E, por fim, não esqueça: a leitura é um momento que pode ser encaixado na sua rotina. Seja em casa, no transporte, no intervalo, durante o almoço, onde preferir, deve ser uma atividade prazerosa. Leia um pouco a cada dia, desenvolvendo um hábito de leitura, e planeje apenas se for algo que você deseja.