A Bienal do Livro é um evento literário popular entre leitores em todo o Brasil. Como ocorre apenas em intervalos, é fundamental preparar-se adequadamente para aproveitar ao máximo. Neste guia, compartilhamos dicas sobre o que levar, como montar seu roteiro e usar as redes sociais para obter as melhores ofertas e informações sobre o evento. Prepare-se para um dia incrível na Bienal do Livro!

bienal do livros com pessoas passando e olhando pilhas de livros

Como se preparar para a bienal do livro?

Neste ano de 2023 tivemos a oportunidade de comparecer dois dias na Bienal do Rio de Janeiro, estão trouxemos dicas atualizadas e fresquinhas para que você possa avaliar o que pode te ajudar a se preparar para sua bienal do livro. No final do post você vai encontrar de brinde nossa checklist disponível para baixar gratuitamente, não perca!

Vestimentas

Roupas confortáveis: confira a previsão do tempo para escolher o look, mas pense que você vai andar bastante, vai carregar peso e vai ficar algumas horas fora de casa.

Tênis: tênis é um item indispensável, evite botas e coturnos, apesar de serem fechados eles costumam ser pesados. Outras opções semelhante ao tênis é o slip-on ou sapatênis.

Casaco (moletom): como o ambiente é cheio e ao mesmo tempo refrigerado , o casaco pode lhe trazer mais conforto. Uma dica para você andar com ainda mais tranquilidade é usar o casaco amarrado na cintura, desta forma você anda mais a vontade sabendo que pessoas podem te esbarrar, mas você vai estar com a cintura protegida.

Opções de organização

Mochila ou mala: A mala é uma excelente opção para quem pretende comprar muitos livros, mas pode atrapalhar nos pavilhões. Ao escolher a mala, não se esqueça de levar uma bolsa com itens pessoais. Já a mochila, é uma opção prática e conveniente, carregue-a à frente para vê-la sempre.

Ecobag: a ecobag é definitivamente uma aliada para quem vai de mochila e não quer correr risco de perder nenhuma promoção, uma ótima aliada para distribuir peso. Você pode levar ela dobrada dentro da bolsa e só usá-la se precisar.

Kit Viagem: uma necessaire de kit viagem para organizar itens. Evite exposição na mochila ou bolsa, pegue apenas o necessário quando precisar.
Lista do que levar

 

Canga: se a bienal da sua cidade tiver uma praça de alimentação, aqui no Rio, as pessoas geralmente se sentam em cangas dentro dos pavilhões (nos cantos) e na área externa também, principalmente perto das praças de alimentação. Além disso, se não for permitido na sua cidade, pelo menos a canga não se torna um item pesado na sua bolsa.

Lanche: na bienal do rio é permitido levar lanche, nosso lanche inclusive foi dentro de uma necessaire do kit viagem, e nós levamos: 1 sanduíche para cada pessoa. Não deixe de verificar a média dos preços dos lanches na bienal da sua cidade. Lembrando que o lanchinho pode ser saudável, frutas são uma ótima opção.

Marmitas: essa dica vai para aqueles que não ficam sem um almoço reforçado. Recomendamos a você levar a marmita em embalagens apropriadas. Uma embalagem apropriada vai garantir a temperatura adequada, é um risco quando levamos a marmita em embalagens que podem perder a temperatura.

Curativos: principalmente para quem, como nós, mora longe do local da bienal do livro. Curativos vão te dar mais segurança de explorar o evento em 100% e sem preocupações.

Garrafa de água: normalmente nestes eventos é comum você encontrar bebedouros, então levar sua garrafa de água é uma forma excelente de economizar e manter a hidratação.

Pagamento

Cartão de crédito e débito: para pagar os livros, produtos variados, lanches e bebidas. É importante, se possível, levar as duas opções, pois pode ocorrer de alguns setores como no caso da alimentação apenas aceitar um tipo de pagamento.

Dinheiro em espécie: para emergências, e se possível levar uma quantia para garantir comprar os livros desejados. Não queremos correr o risco de perder a promoção, não é mesmo. Moedas também ajudam na hora do troco.

Perfis para seguir

As editoras para saber quais estão dando brindes, quais são os preços que estão praticando no estande e se estão com alguma programação especial.

Os criadores de conteúdo literário da sua cidade para pegar mais dicas. Você também pode dar uma olhada em vlogs das edições anteriores para saber como que funciona o evento.

A bienal da sua cidade para se informar sobre os processos de sessão de autógrafos, palestras, bate-papos e outros.

Como montar o roteiro de bienal?

Acesse o site da bienal da sua cidade para verificar a programação oficial e também para baixar o mapa do local, assim que você tiver estas informações na mão monte seu roteiro.

Faça a lista dos livros que deseja comprar, separe da seguinte forma: Editora – Título do Livro – Preço (atual). Agora com a lista em mãos , separe as editoras por pavilhão. Mesmo se a bienal da sua cidade não for em local muito grande, desta forma você consegue olhar os livros e passear com mais calma.

Com a programação oficial em mãos, veja os dias que o autor ou autora que você gosta vai estar no evento. Importante que você se prepare para pegar fila para senhas de autógrafos, se informe na bienal da sua cidade.

No mapa, procure as entradas para encontrar meios de transportes que passem próximo. Ao chegar, informe-se sobre a fila adequada: para ingressos online e para compra no evento. Duas opções de filas costumam existir.

Com este guia esperamos ajudar você a aproveitar ao máximo a Bienal do Livro e a garantir que sua visita seja inesquecível. Prepare-se para um dia de literatura, diversão e muitas descobertas!

Clique aqui baixar gratuitamente, ou siga o passo a passo abaixo, nossa checklist exclusiva para se preparar para a Bienal do Livro! Não esqueça nada e aproveite ao máximo o evento literário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *